Concurseiro Urbano

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Uma Carta sobre o Louvor dos Homens

A seguir publicaremos parte de uma carta escrita por John Nelson Darby (1800-1882) a um irmão que traduzira um livro seu e que, no prefácio, tecera-lhe elogios, louvando sua piedade. Cremos que as palavras dessa carta serão de grande ajuda para nos guardar dos ataques sutis do inimigo de Deus, que tenta destruir nosso testemunho despertando em nós o orgulho e a soberba.

"Meu querido amigo e irmão em Jesus cristo,
O orgulho é o maior de todos os males que nos assediam e, de todos os nossos inimigos, é o mais demorado e difícil de morrer.

Deus odeia, acima de tudo, o orgulho, porque este dá ao homem o lugar que pertence a Ele, que está acima, exaltado sobre todas as coisas.

O orgulho interrompe a comunhão com Deus e atrai seu castigo, pois
'Deus resiste aos soberbos'(1Pedro 5:5).

Não se pode causar maior prejuízo a outra pessoa do que louvá-la e alimentar seu orgulho.
'O homem que lisonjeia seu próximo, arma-lhe uma rede aos passos' (Provérbios 29:5).

Esteja certo, ainda mais, que nós somos muito míopes para sermos capazes de julgar o grau de piedade do nosso irmão; não somos capazes de julgá-lo corretamente sem a balança do santuário, que está na mão daquele que sonda o coração. Portanto não julgue antes do tempo, até que o Senhor venha, torne manifestos os conselhos do coração e renda a cada homem o seu louvor.

Não lhe darei a opinião que tenho de mim mesmo, pois, assim agindo, provavelmente estarei buscando a minha própria glória, posso parecer humilde - o que não sou. Prefiro dizer-lhe o que nosso Mestre pensa de mim - Ele, que sonda o coração e fala a verdade, que é 'o amém, a testemunha fiel' e que tem sempre falado ao meu interior, a quem agradeço por isso. Mas, creia-me, Ele nunca me disse que eu sou um 'cristão eminente e avançado nos caminhos da piedade'. Ao contrário, ele me diz muito claramente que, se eu conhecesse o meu lugar, descobriria que é o principal dos pecadores e o menor de todos os santos. Certamente, meu querido amigo, devo tomar o julgamento Dele em vez do seu.

O cristão mais eminente é aquele do qual ninguém jamais ouviu falar, um pobre obreiro ou servo para quem Cristo é tudo e que tudo faz buscando tão-somente seu olhar.

O cântico dos bem-aventurados (Apocalipse 5) não louva ninguém a mais, a não ser Aquele que os redimiu com o Seu sangue. Ali não há nenhuma palavra que os classifique de eminentes ou não-eminentes - todas as diferenças estão perdidas no título comum, os redimidos, que é a alegria e glória de todo o Corpo.

Esforcemo-nos por trazer nossos corações em uníssono com aquele cântico, no qual todos esperamos que nossas débeis vozes estejam um dia mescladas. Isso será nossa glória, mesmo aqui embaixo, e contribuirá para a glória de Deus, que é ofendida pelo louvor que os cristãos tão freqüentemente outorgam uns aos outros. Não podemos ter duas bocas - uma para o louvor de Deus e outra para o louvor dos homens.

Que nós, então, façamos como fizeram os serafins acima, que com duas asas cobrem o rosto, como prova da sua perplexidade diante da presença santa do Senhor; com duas asas cobrem os pés, como se para esconder seus passos de si próprios; e com duas restantes voam para executar a vontade do Senhor, enquanto gritam:
'Santo, santo, santo é o Senhor ods Exércitos; toda a terra está cheia da Sua glória' (Isaías 6:2-3).

Desculpe-me por essas poucas linhas de exaltação cristã que, estou certo, mais cedo ou mias tarde, tornar-se-ão úteis a você.

Se alguma vez imprimir outra edição - como espero que o faça - apague, por favor, as duas passagens às quais chamei atenção e me chame simplesmente de
'um irmão e ministro no Senhor'. Isso é honra suficiente e não necessita de nenhum acréscimo."




(Este texto foi extraído, na íntegra, da edição nº 212, sessão "Novidades", pág. 4 - Jornal Árvore da Vida.)

domingo, 11 de abril de 2010

o coração.

Ah.. o coração. Esse orgãozinho que teima em brincar com nossa cabeça. Parece uma criança que brinca e não se preocupa com as consequencias de suas brincadeiras. É engraçado como o nosso coração se comporta.

Amar alguém, mesmo que platonicamente, te protege dos relacionamentos sem amor que há por aí. Pode dizer o que for, mas há pessoas que simplesmente não conseguem ficar com uma pessoa tendo outra no pensamento, no coração. É a mesma história da piada: como faz pra colocar um elefante na geladeira? Abre a porta e deixe ele entrar. COmo faz pra colocar uma girafa na geladeira? Voce responde: abre a porta e deixe ele entrar, certo? Errado! Abre a porta, deixe o elefante sair e depois deixe a girafa entrar. Assim é o nosso coração.

Todo mundo na vida ja teve uma paixão platônica. Aquela onde você se sente mais segura. Como diz aquela música: Eu gosto tanto de voce, que até prefiro esconder, deixe assim ficar subentendido.. como uma idéia que existe na cabeça e não tem a menor pretenção de acontecer. E por não ter pretenção nenhuma, a gente não se frustra, não se decepciona. A pessoa é tão mais do que você (mais sábia, mais inteligente, mais linda, mais doce, mais tudo) que voce acaba não alimentando muitas esperanças em relação a essa pessoa. Você não sofre.

Mas isso não impede de voce fantasiar muitos momentos com a pessoa enquanto voce está com a cabeça no travesseiro, antes de dormir, onde só voce sabe até onde vão seus pensamentos. Sem perceber, voce constrói um refúgio onde voce se desprende da realidade: a sua mente, onde tudo é lindo, tudo dá certo e é o jardim onde você se encontra com o seu amor platônico. Obviamente essa pessoa não sabe da existencia de tal sentimento. Se subesse deixaria de ser platônico. Acho que é aí que está a magia da coisa: em a outra parte não saber.

Bem diferente da paixão que não é platônica. A que voce gosta da pessoa, ela sabe disso e as cisas dão certo. Ou não. Quando dá certo é muito bom: voces se conhecem, aproveitam as afinidades, esquecem os defeitos. Todo mundo fica feliz. Até, é claro, os defeitos superarem as qualidades. Aí danou-se: acaba. Resultado: sofrimento. E quando não dá certo? Pula a parte do "felizes-enquanto-dure" direto pra: sofrimento. Logo, um relacionamento precipitado, onde voce toma as rédias, as atitudes, sempre finda em sofrimento.

Isso me lembrou os muitos anos onde os irmãos da igreja nos ensinaram a esperar. Quando voce gosta de alguém, espere. Fale somente para Deus o que voce sente e peça a Ele Sua opinião. Não saia contando pra os quatro ventos sobre o que voce sente, afinal, se sua opinião e a de Deus a respeito do assunto já te dão um nó na cabeça, imagine uma terceira opinião. Parece que quem busca opinião de terceiros, um conselho, não confia muito no que Deus diz, ou simplesmente não ouve. Sabe, pra toda Rebeca existe um Isaque e pra cada Isaque existe uma Rebeca. Não force as coisas, só deixe que Deus faça tudo. Voce pode se surpreender com as bênçãos que Ele pode te dar, se você deixar.

"Perdi todas as coisas que estavam nas minhas mãos, mas todas as coisas que coloquei nas mãos do Senhor, estas ainda possuo"

Fiquem com Deus.
=*

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ouvir

Se você é como eu, que ama desafios, não perde a oportunidade de tentar resolve-los. O problema está em saber se a resposta é realmente a verdadeira. Como saber? Não tem como saber sempre, e é aí que está o perigo. Ou você arrisca a sua resposta ou é melhor nem se atrever a pensar no problema. Se você arrisca sua resposta, ela ainda pode estar errada e, dependendo do problema, você pode se precipitar ao chegar a conclusões baseadas somente na sua ótica do problema.



Uma amiga me disse uma vez que eu quero sempre ter resposta pra tudo. Que eu não discuto o problema, mas já chego com uma conclusão, sem levar em consideração como as outras pessoas desenrolam o problema. E isso, meus caros, é um grande problema. Quando eu não discuto um problema para chegar, junto com outras pessoas, a uma conclusão, eu privo as outras pessoas de compartilharem da minha linha de pensamento e ao mesmo tempo desprezo a opinião alheia. Isso não é sábio e causa um grande prejuízo intelectual. Agindo dessa forma, eu deixo de aprender, de "trocar figurinhas". Pense que, às vezes, ningém dá mínima pra o que você pensa/acha/sabe sobre algo.



Assim, o conselho que eu tenho para vocês, e para mim mesma, é: fale menos e ouça mais - você vai ficar impressionado com as coisas maravilhosas que as pessoas podem te falar.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Amigos...

Já dizia aquela musiquinha do Criança Esperança, "ter um amigo, na vida é tao bom ter amigos, a gente precisa de amigos do peito, amigos de fé, amigos-irmãos, igual a eu e você". E é verdade. Todos nós, no final das contas PRECISAMOS ter amigos. Pensando nisso, percebi que, pelo menos na minha vida,há vários tipos de amigos.

Amigo nº1 - O Fiel.
Aquele que sempre tá ali pra te ajudar. É o que mais ta ao seu lado, mesmo sem você nem perceber e, quando você ta precisando de um colo/coselho/favor, ele é o primeiro a levantar e dizer: conte comigo pra tudo... (Tenho várias amigas assim)



Amigo nº2 - O Peter Pan.
É aquele que nunca deixou de ser criança. Que sempre tá com você nas suas melhores risadas e relembrando as coisas que fazia quando nem pensava em ser gente grande. A simplicidade desses amigos tornam a vida mais leve, menos complicada e, definitivamente, mais divertida. São esses amigos que me fazem lembrar de como é bom ser criança de novo.


Amigo nº3 - O Sério.
Aquele que sempre tá lá pra te dar uma boa dose de semancol quando você se perde nas nuvens. Aquele que coloca os seus pés no chão com o simples intuito de nao te deixar cair se você voar alto demais. São tão verdadeiramente preocupados que preferem jogar a verdade na nossa cara a ter que consentir com algo que irá te prejudicar.


Amigo nº4 - O Interruptor.
Todo mundo tem um amigo que quando entra em contato com ele, parece que todas as lâmpadas das idéias surgem na sua cabeça ao mesmo tempo. É como se despertasse todos os sentidos da atividade cerebral só pelo fato de falar com essa pessoa. Tenho um amigo em especial que é assim - a minha dose de inspiração pra eu manter esse blog. (Brigada pelo apoio, Harley).


Amigo nº5 - O Sem Noção
Todo mundo tem aquele amigo bem sem noção que faz os comentário mais nada-a-ver que existem. Ah, esse é o mesmo que ataca de "Robert" nas fotos, que faz careta e nojeiras quand estão lanchando. Tenho vários amigos assim.



Amigo nº6 - O Mix
E tem aquele amigo que é tudo isso junto.



E se você tem todos os tipos de amigos acima citados, não os perca. Porque, como disse Elmer Letterman, só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos.

Fico por aqui. =*

domingo, 31 de janeiro de 2010

Daqui de Vênus...




Aqui em Vênus, o céu é rosa, azul e de todas as cores, depende do nosso humor. Temos jardins, montanhas, desertos, praias e vulcões. Em cada ambiente há seu encanto, sua beleza e seu mistério.

Nosso mundo é cheio de shoppings, livros e filmes de romance. É influenciado diretamente por outros planetas, principalmente Marte. Fingimos que eles não mexem conosco, que sempre que entram no nosso campo gravitacional, nao nos deixa completamente desequilibradas e muitas vezes mudamos nossa rota.

Mas não só de futilidade vive o nosso planeta. Somos inteligentes, articuladas, não damos um ponto sem nó. Tudo o que fazemos é para um propósito maior e, geralmente, a longo prazo. Somos a maior rede de telepatia do universo. Tudo o que acontece com uma, já é do conhecimento de todas. Quando uma sofre, todas sofrem. E é isso que nos dá a propriedade de dar conselhos a outras: todas já passamos por problemas semelhantes.

Acho que é por isso - e por muito mais coisas - que nós conversamos tanto, temos tantos assuntos. Nossa essência é tão ligada de uma forma que seguimos os pensamentos umas das outras, muitas vezes sem precisar falar nada.

E Marte? Marte que me perdoe, mas Vênus é mais unida que você pensa: tudo o que você faz contra uma veneziana, é automaticamente, telepaticamente passada a todas as outras e como um único organismo, todas elas passam a te odiar e desprezar a sua existência.


Mas não tenha medo. Caso você ame realmente uma de nós, você será respeitado, e todas lhe daremos o benefício da dúvida em prol da felicidade da nossa semelhante. Se sua amada te amar também, ela vai te amar intensamente e incondicionalmente. Ela seguirá cada verso do Soneto de Fidelidade de Vinícius de Morais à risca! Ela vai querer conversar com você o tempo todo, e o tempo que ela nao passar ao seu lado, ela vai pensar em você. Pensar no que vocês conversaram e vai pensar em novas conversas para quando vocês se encontrarem de novo. Vai simular momentos com você na mente dela. E vai sonhar com você. Todas as noites. Por isso nao estranhe se ela te ligar sempre, mandar mensagens de celular ou requerer sua presença todos os dias. É a forma de demonstrar que sempre está ali, pra você.

Algumas de nós dificilmente vai falar isso cara a cara. Mas vai dizer muito mais do que isso olhando nos seus olhos depois de um beijo.

As mulheres vão te pedir perdão por coisas que vocês nem lembram mais. Elas vão exigir de vocês coisas que vocês esqueceram com o tempo: mandar mensagens carinhosas, dar um longo beijo de despedida. Não nos levem a mal, é nosso jeito de amar. Talvez nossas carências e demonstrações de afeto te deixem louco, querido Marte, e é isso que nos diferencia de você.

Mas não pensem que vocês nos completam. Isso não é verdade. Já nascemos completas. O que queremos é somente viver em conjunto.