Concurseiro Urbano

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ouvir

Se você é como eu, que ama desafios, não perde a oportunidade de tentar resolve-los. O problema está em saber se a resposta é realmente a verdadeira. Como saber? Não tem como saber sempre, e é aí que está o perigo. Ou você arrisca a sua resposta ou é melhor nem se atrever a pensar no problema. Se você arrisca sua resposta, ela ainda pode estar errada e, dependendo do problema, você pode se precipitar ao chegar a conclusões baseadas somente na sua ótica do problema.



Uma amiga me disse uma vez que eu quero sempre ter resposta pra tudo. Que eu não discuto o problema, mas já chego com uma conclusão, sem levar em consideração como as outras pessoas desenrolam o problema. E isso, meus caros, é um grande problema. Quando eu não discuto um problema para chegar, junto com outras pessoas, a uma conclusão, eu privo as outras pessoas de compartilharem da minha linha de pensamento e ao mesmo tempo desprezo a opinião alheia. Isso não é sábio e causa um grande prejuízo intelectual. Agindo dessa forma, eu deixo de aprender, de "trocar figurinhas". Pense que, às vezes, ningém dá mínima pra o que você pensa/acha/sabe sobre algo.



Assim, o conselho que eu tenho para vocês, e para mim mesma, é: fale menos e ouça mais - você vai ficar impressionado com as coisas maravilhosas que as pessoas podem te falar.