As mulheres são conhecidas por falarem e falarem sem parar até deixar todos ao seu redor loucos de pedra. Eu prefiro não falar tanto. Geralmente fico só olhando e pensando. Pensando e, muitas vezes, rindo comigo mesma.
Isso me ajuda a refletir e dar mais valor às palavras faladas. Precisamos prestar atenção no que falamos, porque as palavras se espalham como o vento e atingem lugares que nem nós conseguimos ir. Mas nossas palavras estão lá. Agindo. Bem ou mal, mas agindo.
Na bíblia fala que a boca fala do que está cheio o coração. Diz ainda que se não tropeçarmos em nossas palavras, poderemos dominar todo o nosso corpo (Tg 3). E ainda há aquela frase mais que verdadeira: há três coisas que não voltam atrás: a palavra falada, a flecha lançada e a oportunidade perdida.
Diante disso, encorajo não só as mulheres, mas também a todos que usam esse órgão tão poderoso e letal, que é a língua, para propagar a vida em vez de fofocas, críticas destrutivas e comentários inúteis sobre terceiros que não tem nada a ver com os ouvidos de quem está perto.
Que a gente possa dia após dia descobrir e fazer bom uso do poder das palavras.
"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que teu silêncio." (Provérbio Indiano)
Fiquem com Deus.